HOME Quem Somos

Quem Somos

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam uma comunidade de batizados que, dóceis à voz do Espírito, realizam o projeto apostólico do fundador: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. Aberto às culturas dos países em que trabalham, procuram compreender e acolher seus valores para incorporar nelas a mensagem evangélica. As necessidades dos jovens, a vontade de agir com a Igreja e em seu nome movem e orientam a ação pastoral na busca de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo. Em qualquer lugar onde trabalhem, o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização, está no centro do compromisso salesiano. 

Saiba mais em www.sdb.org/pt

 

Rede Salesiana Brasil-Escolas

 

A Rede Salesiana Brasil-Escolas (RSBE) é a união do Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, onde suas melhores escolas compartilham e aprimoram a experiência educativa de formar "bons cidadãos e honestos cidadãos". Fazem isso atualizando sua proposta pedagógica e desenvolvendo ainda mais o jeito salesiano de educar, oferecendo educação de excelência dentro do contxto nacional. Hoje a RSE é a maior rede de escolas católicas do País, que promove boa educação, respeito e fraternidade em 114 escolas do Brasil.

Desenvolve-se um meterial didático atualizado e inovador, que potencializa os educandos habilidades e competências necessárias ao profissional do futuro. Além de preparar para o vestibular e para o ENEM, direciona para os outros grandes desafios da vida. Mais que um sistema de ensino, a RSE apresenta uma proposta educacional contemporânea de acordo com as orientações da UNESCO para a educação no século XXI. 

 

Inspetoria São João Bosco 

 

A ISJB é o braço da Congregação Salesiana presente nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal. Presentes na cidade de Campos dos Goytacazes há 60 anos, os salesianos oferecem educação de excelência, pautada em valores que evidenciam seus alunos na sociedade campista muito além dos números, mas na transformação para melhor.

Alicerçado no Sistema preventivo de Dom Bosco, o Colégio Salesiano Dom Bosco - Campos se consolida como uma presença qualitativa junto às famílias numa proposta educativa integral.  

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam uma comunidade de batizados que, dóceis à voz do Espírito, realizam o projeto apostólico do fundador: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. Aberto às culturas dos países em que trabalham, procuram compreender e acolher seus valores para incorporar nelas a mensagem evangélica. As necessidades dos jovens, a vontade de agir com a Igreja e em seu nome movem e orientam a ação pastoral na busca de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo. Em qualquer lugar onde trabalhem, o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização, está no centro do compromisso salesiano.  Saiba mais em www.sdb.org/pt

 

 

Uma escola conectada com o futuro

Venha para o Salesiano!

IDB - Campos/RJ


Instituto Dom Bosco - Salesiano Campos/RJ


Valores

1. Jesus Cristo 2. Sistema Preventivo e Direitos Humanos 3. Pastoral Juvenil Salesiana 3. Promoção da igualdade étnico-racial 4. Família 5. Inovação 6. Ecologia integral 7. Governança colaborativa 8. Trabalho de equipe em rede

Visão

Ser referência na evangelização, na educação e na assistência social dos jovens, com uma gestão competente, vivendo o carisma salesiano.

Missão

Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna.


Salesiano - Campos dos Goytacazes

O colégio dos salesianos em Campos nasceu da necessidade de uma escola católica para meninos, pois para meninas já havia o ginásio e Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, dirigida pelas Filhas de Maria Auxiliadora, desde 1925.

A partir disso, um grupo de ex-alunas salesianas, lideradas pela Ir. Zilda de Castro, ingressou-se, junto ao Sr. Bispo Diocesano Dom Antônio de Castro Mayer, para que fosse entregue aos Salesianos um terreno que fora doado à Diocese de Campos pela Família Julião Nogueira, da Usina do Queimado.

O terreno então é passado, por meio de uma escritura de doação de uma área à Mitra Diocesana pela importante firma da época, a Julião Nogueira & Cia. A área que era prevista pelo Plano de Urbanização e Embelezamento da Cidade para a localização de um estádio, passaria a sediar o Colégio Salesiano, presente em todo o mundo, que instalaria em Campos cursos completos de ensino.

Vem, então, para Campos o Pe. Romeu Pedruzzi, no início de 1954 e, com o apoio do Sr. Bispo, forma uma comissão para começar o futuro Colégio Salesiano em terras campistas.

Em 15 de agosto desse mesmo ano, festa da assunção de Nossa Senhora, é lançada a pedra fundamental do edifício escolar. A construção da obra do Colégio Salesiano em Campos caminhou lentamente até 1958, quando se pôde preparar cinco salas, para, em 1959, dar início ao curso primário e de Admissão ao Ginásio, começando em 1960 o curso Ginasial (1° grau). Sempre crescendo chegou ao 2° grau. Nascia assim o tão esperado Colégio Salesiano Nossa Senhora das Graças, hoje Instituto Dom Bosco.

Atualmente, o Instituto Dom Bosco, conhecido mais como Colégio Salesiano, oferece o segmento da Educação Infantil e a Educação Básica. A Educação Básica compreende os segmentos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º). A escola conta com a presença de 675 alunos e um quadro de recursos humanos com 675 alunos e 135 colaboradores entre direção, equipe técnico-pedagógica, professores e funcionários. 

Brasil com S de Salesiano

A marca usada pelos Salesianos em sua comunicação não é apenas dos Salesianos (SDB) e das Salesianas (FMA), mas da presença salesiana no Brasil. Assim ela foi pensada para toda a Família Salesiana.

A logomarca se caracteriza como caminho de missão e santidade.

O S em vermelho, caminho de seguimento a Cristo, trilhado por Dom Bosco e Madre Mazzarello e hoje pelos membros da Família Salesiana na consecução do projeto de vida e da missão que conduz à santidade.

A elipse em azul representa o lugar da missão no mundo.

O nome agregado à marca explicita sua identidade.

O “entusiasmo diante da vida” é o que move a comunidade educativa em sua missão de educar evangelizando e evangelizar educando. É a expressão genuína do otimismo salesiano que se funda na consciência de testemunhar o Deus que a comunidade carrega em si. marca usada pelos Salesianos em sua comunicação não é apenas dos Salesianos (SDB) e das Salesianas (FMA), mas da presença salesiana no Brasil. Assim ela foi pensada para toda a Família Salesiana.

 

Salesianos no mundo

A Rede Salesiana de Escolas – RSE, é a maior rede de escolas católicas do país, associada à ANEC. Ela atua no mercado educacional brasileiro há mais de 120 anos, mas somente em 2002 foi instituída como uma rede única. Hoje ela reúne mais de 110 escolas, cerca de 90 mil alunos e 5 mil educadores. Está presente em 70 cidades do Brasil.

Seu objetivo é propiciar excelência de aprendizagem, com especial atenção à diversidade, às sensibilidades e novas linguagens, à centralidade do jovem como protagonista na construção do conhecimento.

A proposta pedagógica da RSE é original e nasce dos princípios e crenças da educação Salesiana, calcada nos fundamentos do “sistema preventivo de Dom Bosco”.

A Rede construiu um amplo material didático, a partir de um projeto pedagógico, desenhado com o que há de mais novo na educação, dentro das especificações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. O material didático, uma das marcas da RSE, é referência no ensino do país e pioneiro em relação às diretrizes que a educação brasileira em seguindo.

São João Bosco

João Melquior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d’Asti, perto de Turim, no norte da Itália. Ficou órfão de pai aos 2 anos e foi criado pela mãe, Margarida Occhiena. Aos 9 anos, teve um sonho que orientou a sua missão de cuidar dos jovens.

Em 1841, foi ordenado padre e deu início ao célebre trabalho educativo e espiritual com crianças e adolescentes carentes em Turim. No Oratório de São Francisco de Sales, Dom Bosco oferecia ao sempre crescente número de jovens, instrução, catequese, alimentação e atividades de lazer.

Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Também fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores, em 1869.

São João Bosco criou uma pedagogia: Sistema Preventivo. Por ela, espiritualidade e pedagogia fundiam-se, formando um novo conceito de educação e educador.

Um dos mais famosos santos da Igreja, ele faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI, em 1934. Em 1988, o Papa João Paulo II o declarou “Pai e Mestre da Juventude”.
João Melquior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d’Asti, perto de Turim, no norte da Itália. Ficou órfão de pai aos 2 anos e foi criado pela mãe, Margarida Occhiena. Aos 9 anos, teve um sonho que orientou a sua missão de cuidar dos jovens.
 

Familia Salesiana

D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(22) 2101-4900


ENDEREÇO

Av. Dom Bosco, 49 Pq. Tamandaré Campos dos Goytacazes/RJ CEP: 28035-003


EMAIL

portariaidb@salesiano.br